"Não confunda derrotas com fracasso, nem vitórias com sucesso. Na vida de um campeão sempre haverá algumas derrotas, assim como na vida de um perdedor sempre haverá vitorias. A diferença é que, enquanto os campeões crescem nas derrotas, os perdedores se acomodam nas vitórias. - Rogerio Ceni

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

CRÓNICA DO FIM DE SEMANA

SENIORES
CAPR - 1 SALGUEIROS - 1

Neste fim de semana defrontamos a formação do Salgueiros que está posicionada nos primeiros lugares da classificação e com claras e fundamentadas intenções de subida de divisão. Adivinhava-se mais um jogo difícil para a nossa equipa e assim aconteceu. Nos primeiros 10 minutos da partida o Académico assumiu o controlo do jogo enquanto que o Salgueiros se posicionava defensivamente atrás da linha da bola. A nossa equipa jogava tranquila fazendo circular a bola com muita paciência na procura de espaços para atacar a baliza adversária. Nos segundos 10 minutos da primeira parte o Salgueiros subir o seu bloco defensivo e criou várias situações de pressão ao nosso homem da bola. O jogo nesta altura foi mais emocionante sem com isso ser de nível elevado. A postura dos nossos atletas foi de louvar face ao seu querer e atitude competitiva. Devido à forma aguerrida como abordávamos todos os lances, as faltas foram-se acumulando até ao limite máxima, sendo que a 30 segundo do desfecho da 1ª parte fomos penalizados com um livre de 10 metros que o nossos Zé defendeu com sabedoria. Chegamos ao intervalo com um empate a zeros golos o que se ajustava ao desempenho de ambas as equipas. Na parte complementar do encontro, o Salgueiros entra determinado a virar o rumo dos acontecimentos e toma o controlo da partida com um ritmo forte na circulação de bola com entradas directas da bola no pivot e saídas de alas em apoio que baralhavam o nosso posicionamento defensivo. Aos 5 minutos e na sequência de uma falta o Salgueiros abre o marcador num remate potente e bem colocado ao ângulo superior direito da baliza do Zé que apesar da sua estirada nada pode fazer. A perder por 1 golo, o Académico foi à procura do empate que surgiu 3 minutos depois numa boa acção ofensiva onde assistimos finalmente à execução perfeita dos movimentos estudados e treinados. A parir daqui o sinal mais foi sempre do Salgueiros mas a nossa equipa soube fechar muito bem todos os caminhos para a nossa baliza sem com isso deixar de criar várias situações de apuro para o Salgueiros nas saída rápidas que fazíamos. Assim chegamos ao final do encontro com um empate que no nosso ponto de vista se aceita perfeitamente à produção da duas equipas. Parabéns para os nossos jogadores pela atitude e raça que demonstraram.

INICIADOS
CAPR - 3 VETERANOS SRA HORA - 1

Resultado justíssimo face ao jogo que praticamos. O adversário na 1ª parte forçou de uma forma constante o 5:4, o que nos criou algumas inesperadas dificuldades e com este posicionamento chegou à vantagem na partida. A nossa equipa fazia circulação de bola com muita paciência o que por vezes nos pareceu exagerada e com isso não atacava convenientemente a baliza contrária. Estamos crentes que esta atitude se devia ao facto de não querermos perder bola porque ficaríamos novamente sujeitos a defender o 5:4. Desta forma chegamos ao intervalo a perder por 1-0. No tempo de descanso, rectificamos esta situação e entramos determinados em anular a construção de jogo dos Veteranos. Subimos bastante o bloco defensivo e começamos a ganhar mais a posse de bola e assim controlamos perfeitamente a partida na 2ª parte marcando 3 golos e mais uma vez desperdiçamos oportunidades claras para finalização com sucesso. Fica para a história mais uma vitória e a soma de mais 3 pontos. A nossa equipa continua a provar ser capaz de jogar cada vez melhor e desta forma estamos certos que o nosso lugar na classificação na 2ª volta vai ser uma surpresa agradável para muita gente.

INFANTIS
JACA - 5 CAPR - 2

Os nossos jogadores estavam avisados para a importância e para a grande dificuldade deste jogo. Durante a semana trabalhamos de forma insistente várias situações de jogo ofensivo e defensivo que prevíamos encontrar. Partimos para o jogo conscientes que estávamos bem preparados e por isso convictos que faríamos um bom jogo. Lamentavelmente a nossa equipa não entrou bem no jogo, cometendo inúmeras falhas defensivas ao nível da marcação. O JACA impunha o seu jogo a seu belo prazer, com movimentação rápidas de bola e com uma dinâmica colectiva muito forte. Aos 5 minutos de jogo, pedimos o tempo de desconto que temos direito para tentar colocar um pouco de calma nos nossos atletas e acertar pormenores defensivos. Conseguimos a espaços baixar o ritmo de jogo e assim diminuir o caudal ofensivo do adversário mas mesmo assim continuávamos a cair insistentemente no 2:1 do JACA. Nem todos os nossos atletas estavam rigorosos na pressão e assim era difícil controlar a partida. Em posse de bola tínhamos muito pouca dinâmica de jogo o que dificultava imenso as nossas pertenças acções ofensivas. A nossa equipa estava apática e presa de movimentos e ideias. Desta forma o Jaca marca dois golos seguidos exactamente pelo facto de estarmos lentos e sem atitude. Dois lances que pareciam ganhos forma convertidos pelo adversário pela garra e crença que tiveram. O grande problema esteve neste pormenor durante todo o jogo : o JACA fez deste jogo uma autentica final, na atitude e agressividade que demonstraram, enquanto que nós estivemos longe do jogo. A 3 minutos para o intervalo reduzimos para 2-1 num bom movimento ofensivo e quando nada o fizesse prever sofremos mais 2 golos pelas mesmas razões citadas anteriormente. Ao intervalo a conversa foi muito dura para com os nossos meninos e mesmo sabendo ser extremamente difícil virar o resultado era exigida outra postura e a honra em defender a camisola do Académico. Acertamos muitos detalhes treinados mas não praticados em jogo e já assistimos a uma 2ª parte muito mais equilibrada. O Jaca ainda fez o 5º golo e nós reduzimos pouco tempo depois. Face ao desempenho de ambas as equipas, o resultado é justo e até poderia ter sido por números mais expressivos.
Não estivemos bem nesta partida, com destaque para o nosso g/r Luís, mas a nossa "guerra" não está perdida. Vamos equipa

ESCOLAS A
ALPENDORADA - 2 CAPR - 5

Mais uma vitória para a nossa equipa nesta longa e vitoriosa caminhada. Com mais ou menos dificuldade conseguimos levar de vencida a atlética equipa do Alpendorada. Na primeira parte o resultado saldou-se por um empate a 2 bolas mas com inúmeras oportunidades de golo perdidas por nossa ineficácia ou pela excelente exibição do g/r contrário. Na 2ª parte tivemos mais acerto na finalização e vencemos claramente este jogo. Parabéns a todos.

ESCOLAS B
CAPR - 3 BIQUINHA - 3

Deste jogo tiramos uma importante lição: NUNCA DEVEMOS DESVALORIZAR O ADVERSÁRIO. Jogar contra o ultimo classificado da prova poderia parecer tarefa fácil e ainda com a agravante da Biquinha só ter trazido para este jogo 5 atletas sendo que 1 era uma menina. Os nossos atletas não encaram este encontro com a seriedade necessária e quando se aperceberam já perdiam por 2-0 e depois por 3-1. Conseguimos o empate a 3 bolas já muito perto do fim. Não fizemos um bom jogo por nossa própria culpa mas estamos convictos que aprendemos mais qualquer coisa.

Sem comentários: