"Não confunda derrotas com fracasso, nem vitórias com sucesso. Na vida de um campeão sempre haverá algumas derrotas, assim como na vida de um perdedor sempre haverá vitorias. A diferença é que, enquanto os campeões crescem nas derrotas, os perdedores se acomodam nas vitórias. - Rogerio Ceni

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

CRÓNICA DOS JOGOS DO FIM DE SEMANA

No fim de semana que passou não tive oportunidade de assistir aos jogos das nossas equipas com excepção dos seniores. Desta forma, farei uma crónica mais curta do que o habitual, tendo como base as informações recolhidas junto dos responsáveis de cada equipa.

SENIORES
CAPR - 2 BÁLIO FUTSAL - 3

Na passada 6ª feira assistimos a mais um jogo da nossa equipa sénior. Com uma boa moldura humana no pavilhão, tínhamos as condições perfeitas para fazer um bom jogo e arrecadar a 1ª vitória no campeonato. O Académico entra no jogo a querer dominar mas com o passar do tempo fomos perdendo folgor e o Bálio foi fazendo o seu jogo equilibrando o desafio. A meio da 1ª parte chegamos ao golo com um disparo do André que ainda bate num adversário e trai o G/R contrário. Já no cair do pano, fruto de uma insistência do André, que com a atitude que o caracteriza, foi o único a acreditar que ganhava uma bola aparentemente perdida, e faz um chapéu ao G/R, a bola ainda bate no poste e na recarga coloca o resultado em 2-0. Após o intervalo, estávamos à espera que a nossa equipa em posse de bola controla-se o jogo. Assim não aconteceu. Com uma intranquilidade e uma ansiedade incompreensivel, só desculpável pela imaturidade emocional da equipa,não soubemos gerir o jogo. Mesmo assim, logo no inicio da 2ª parte atiramos uma bola ao ferro que se entra "mata" o jogo e certamente nos faria adquirir níveis de controlo adequados ao jogo. A partir daqui, o Bálio soube aproveitar os nossos erros e aos poucos foi construindo o resultado com a ajuda preciosa da equipa de arbitragem que teve influencia directa no marcador. No 1º golo do adversário, o seu pivot derruba o Manel, o arbitro faz que não vê e em desespero o nosso jogador faz falta para evitar jogada perigosa do Bálio. Na cobrança da mesma a bola passa entra a barreira e o nosso G/R e dá golo. Logo após o golo, a nossa intranquilidade era por demais evidente e numa reposição de linha lateral, colocamos a bola nos pés de um jogador contrário que se limita a fazer o empate. Antes deste lance existe uma agressão sem bola a um nosso jogador que passa impune e que bem sancionada colocaria o agressor na rua e passávamos a jogar de 4:3. Também logo a seguir ao empate, há um lance em que o Diogo ao tentar se isolar pela ala é derrubado em falta e o jogador faltoso, como já tinha amarelo deveria ter recebido o 2ª e abandonado o desafio. Nada se passou e só por coincidência o jogador referido - nº77 era somente o melhor atleta do Bálio e o marcador dos 3 golos.
Quando preparávamos a entrada do 5º elemento em jogo, o Diogo derruba um adversário numa posição lateral do campo e imagine-se só: vermelho directo. Reduzidos a 3 elementos de campo, o Bálio aproveitou para alcançar o 3º golo com alguma felicidade e pouca mestria do nosso G/R.
De salientar um facto curioso: o treinador do Bálio é um ex-arbitro que conhecia muito bem os senhores do apito. Isto quererá dizer alguma coisa. É preciso estar atento às amizades deste senhor treinador. Passou o jogo todo fora da sua área técnica e por vezes quase que chegava à nossa, sem qualquer advertência. O seu trabalho enquanto estava numa situação de desvantagem foi basicamente servir de apanha bolas e não dirigir, como lhe competia, a sua equipa.
Resumidamente, perdemos por culpa própria e com a ajuda preciosa dos senhores do apito.
Golos: André (2)
EQUIPA - CONTINUAMOS A CREDITAR

ESCOLAS A
U. PINHEIRENSES - 2 CAPR - 3

Mais uma vitória da nossa equipa que dominou todo o jogo e podia sair de Valbom com uma goleada, face às oportunidades de golo desperdiçadas. Situações simples de finalização eram tornadas complicadas pelos nossos meninos. Resta trabalhar mais e mais para continuarmos nesta onda de vitórias.
Golos: Francisco(1) - Peixoto(1) e Pedro Ferreira (1)

ESCOLAS B
CAXINAS - 24 CAPR - 0

Após uma goleada e pelos números referidos, o que se pode dizer?
Vamos continuar o nosso percurso de aprendizagem, tentando incutir nos nossos meninos ideias de jogo e de competividade. Temos a certeza absoluta que vamos melhorar porque a experiência adquirida ao longo dos anos assim nos diz. FORÇA EQUIPA

INICIADOS
CAPR - 3 JACA - 3

Jogo que poderíamos ter vencido não fosse o reeditar de situações de perda de bola com consequente oferta ao adversário que obviamente agradece e aproveita. Entramos muito bem no jogo e fizemos 10 minutos de muito bom nível que se traduziu na obtenção de 2 golos. O JACA consegue reduzir mas pouco tempo depois fizemos o 3-1. Quando parecia que o jogo estava controlado ou pelo menos trabalhar para o controlar, os nossos rapazes continuavam a desperdiçar oportunidades flagrantes de golo e não souberam gerir o jogo. O JACA aproveita e chaga ao empate com duas autenticas ofertas dos nossos atletas. Assim não vamos lá. É necessário mais concentração e menos desperdício.
Golos: João Cruz(2) e Gonçalo(1)

INFANTIS
CAPR - 3 MODICUS - 1

Mais uma vez entramos no jogo a perder. Na sequência de um lance que devíamos resolver facilmente, complicamos e o Modicus aproveita para abrir o marcador. Na 1ª parte ainda conseguimos chegar ao empate mas a atitude passiva e apática dos nossos jogadores aliada a algum nervosismo não permitiram fazer melhor. A seguir ao intervalo, já se notou uma melhoria significativa na qualidade do nosso jogo e no querer dos nossos rapazes. Trabalhamos muito e conseguimos chegar com justiça ao resultado final de 3-1
Golos: Bruno(1) - Jorge(1) e Afonso(1)

Sem comentários: