segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
LISTA DE MARCADORES

Rodrigo - Escolas - 17 golos
Gabriel - Iniciados - 14 golos
Bruno - Infantis - 13 golos
Pedro Ferreira - Escolas - 12 golos
Iuri - Escolas - 6 golos
João Pedro - Iniciados - 4 golos
João Paulo - Iniciados - 2 golos
Diogo Estêvão - Escolas - 2 golo
Miguel - Escolas - 1 golo
CRÓNICA DO FIM DE SEMANA
INICIADOS
CAPR - 2 JUV. GAIA - 4
Jogo marcado pela total apatia e falta de atitude competitiva da nossa equipa. Parece que voltamos ao passado recente. Como qualquer equipa, as vitórias dão sempre moral mas na altura dos resultados negativos é que se faz a separação dos campeões e dos vencidos. Os campeões são aquelas que em momentos adversos não viram a cara à luta e tentam de todas as formas dar a volta às situações incomodas. Os vencidos são exactamente o contrário. Não queremos sequer ter a ideia de termos uma equipa de vencidos porque não foi essa a cultura que ao longo dos anos incutimos nestes atletas. Perder quando se luta não é vergonha, mas não lutar é vergonhoso.
É triste fazer um comentário destes mas é a dura realidade.
INFANTIS
CAVE 94 - 2 CAPR -1
Resultado injusto foi o que a nossa equipa trouxe deste encontro com o Cave 94. Muito perdulários na finalização não fomos capazes de materializar o domínio do jogo. Ao intervalo perdíamos por 2-0 fruto de 2 contra-ataques felizes do adversário. Quisemos sempre jogar futsal mas a Cave 94 limitava-se a defender e a sair com jogo directo. Na 2ª parte o nosso domínio foi total, não tendo o nosso G/R feito uma defesa digna desse nome. Conseguimos reduzir a vantagem e mesmo tentando o 5:4 não foi possível pelo menos trazer o empate de Leça da Palmeira. Os nossos atletas estão de parabéns pela entrega e atitude que tem demonstrado mas é preciso trabalhar muito mais a finalização. Há ainda 18 jornadas para disputar e muitos pontos para conquistar - teremos uma palavra a dizer no final do campeonato.
ESCOLAS A
MAGRELOS - 7 CAPR - 8
Foi sofrer e marcar o golo da vitória a 1 minuto do fim, porque na segunda parte não funcionamos como equipa. Até ao intervalo o jogo estava perfeitamente controlado e o resultado nessa altura 2-5, espelha bem o domínio que tivemos. Na 2ª parte quisemos individualizar com dribles e mais dribles, nem sempre bem sucedidos e nas perdas de bola o adversário ia fazendo os seus golos. Já na jornada anterior a este tínhamos notado alguma falta de colectivismo e agora que fique a lição tirada deste jogo para ser analisada e não repetir os mesmos erros.
ESCOLAS B
CAPR - 0 JUV: GAIA - 15
Os números finais dizem o que se passou no jogo. Defrontamos o 1º classificado e a nossa tarefa não era fácil. Mesmo assim os nossos meninos dignificaram a camisola que honradamente vestem e mostraram mais uma vez que o nosso caminho está a ser percorrido com muita paciência e já se começa a ver situações de jogo muito interessantes. Parabens para todos
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
LISTA DE MARCADORES

.
Gabriel - Iniciados - 13 golos
Bruno - Infantis - 12 golos
Pedro Ferreira - Escolas - 10 golos
João Pedro - Iniciados - 4 golos
Afonso - Infantis - 3 golo
João Paulo - Iniciados - 2 golos
Diogo Estêvão - Escolas - 2 golo
Miguel - Escolas - 1 golo
CRÓNICA DO FIM DE SEMANA

Mais uma derrota e uma fraca exibição a somar a tantas outras nesta época desportiva. Durante este tempo vimos a fazer comentários dando sempre o beneficio da duvida quanto à qualidade da nossa equipa. Com os últimos resultados e exibições, temos que ser claros e dizer que há inexperiência no grupo, pouca competência em alguns dos nossos jogadores e noutros falta de clarividência. Aliado a tudo o que foi descrito vem a desmotivação e o desinteresse o que também provoca afastamentos e falta de compromissos assumidos desde inicio. Está mais que na altura de fazermos uma introspecção individual e colectiva e decidirmos o futuro. Estamos certos que unidos e concentrados no mesmo objectivo levaremos de vencida os obstáculos que iremos encontrar.
Quanto ao jogo propriamente dito, foi claro verificar a oferta de 3 golos ao adversário e a pouca lucidez e dinâmica ofensiva para criarmos situações de golo. Os movimentos treinados não são aplicados e quando é assim é difícil conseguir melhores resultados.
INICIADOS
JUV. GUIFONENSE - 0 CAPR - 5
Vitória inteiramente justa mas face às facilidades encontradas tínhamos obrigação de fazer muito melhor. Ao que jogamos e às oportunidades de golo criadas e desperdiçadas não podemos estar muito contentes com os números finais do jogo. A equipa foi muito perdulária e facilitou na finalização frente a um adversário que não deu problemas. Muito facilitismo por vezes sai caro. Felizmente não aconteceu nada de imprevisto mas fica o aviso - respeitar todos para sermos respeitados.
INFANTIS
CAPR - 5 UNIÃO CUSTÓIAS - 2
Jogar com qualquer equipa do Custóias nunca é tarefa fácil face à forma aguerrida como o adversário encara todos os jogos. Iniciamos o jogo a tentar circular a bola rapidamente e desta forma confundir o adversário mas 2 erros defensivos indesculpaveis colocou o Custóias a ganhar por 2-0. Depois veio a nossa intranquilidade e o querer chegar muito rápido ao golo o que provocou contra-ataques contrários com perigo para a nossa baliza. Apesar de criarmos boas jogadas de envolvimento a finalização estava longe do que pretendíamos ora por falta de qualidade na mesma ou porque o G/R contrário se exibia a grande nível. Chegávamos ao intervalo com a desvantagem de 2 golos inteiramente justa. Abrimos a 2ª parte com uma pressão sufocante e uma enorme vontade de vencer. Nos primeiros 5 minutos viramos o resultado e baralhamos completamente o Custóias. Depois e até ao final foi controlar o jogo mantendo a pressão ao homem da bola e na posse da mesma metermos o nosso movimento ofensivo em jogo. Desta forma ainda marcamos por mais duas vezes. A lição deste jogo ficou bem marcada na cabeça dos nossos meninos - entrar a dormir é o que dá. Parabéns e pensamento já no próximo jogo.
ESCOLAS A
CAPR - 7 SANTA CRUZ DO DOURO - 2
Esta equipa parece que estabeleceu a marca 7 e não a quer largar. Apesar de tudo assistimos a mais do mesmo - parece que damos aos adversários meia parte do jogo para depois apresentarmos a nossa qualidade de jogo individual e colectiva. Foi um jogo em que o grupo no seu todo não esteve mal mas já vimos fazer muito melhor. Tentamos sempre individualizar o jogo, com principal destaque para o Rodrigo que com o seu temperamento quer levar toda a equipa às suas "costas". Mesmo assim foi o homem do jogo com a obtenção de mais 4 golos. O futsal é um jogo colectivo e quando o fazemos tudo é mais fácil e bonito de ser visto.
Vitória merecida frente a uma equipa que tentou sempre jogar, valorizando ainda mais a conquista destes 3 pontos.
ESCOLAS B
A.M. GRANJA - 4 CAPR - 1
Depois de 2 excelentes resultados que a nossa equipa conseguiu nas jornadas anteriores, este jogo era conscientemente aguardado com muita expectativa mas também com muita realidade. O Granja é uma equipa com mais argumentos que a nossa mas mesmo assim fizemos um jogo muito bom e vendemos cara a derrota. O resultado final foi um pouco enganador face às oportunidades de golo que criamos. Tivemos grande atitude competitiva e os nossos meninos estão de parabéns. Estamos no bom caminho. Vamos continuar a trabalhar
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
LISTA DE MARCADORES

Rodrigo - Escolas - 13 golos
Gabriel - Iniciados - 13 golos
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
RESULTADOS NO FERIADO
CAPR - 0 NUCLEO C.R. VALONGO - 1
INICIADOS
CAPR - 3 REGATAS FLAMENGO - 3
domingo, 6 de dezembro de 2009
RESULTADOS DO FIM DE SEMANA
VILA CAÍZ - 4 CAPR - 1
INICIADOS
JUV. MALTA - 2 CAPR - 5
INFANTIS
JUV. MATOSINHOS - CAPR - NÃO REALIZADO DEVIDO AO MAU TEMPO
ESCOLAS A
CD BOAVISTA - 2 CAPR - 5
ESCOLAS B
CAPR - 2 TEIBAS - O
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
COMENTÁRIOS AOS JOGOS
POR ESTE FACTO APRESENTAMOS AS NOSSAS DESCULPAS, AGRADECENDO DESDE JÁ A MELHOR COMPREENSÃO DE TODOS.
OBRIGADO
A DIRECÇÃO
LISTA DE MARCADORES

Apresentamos a lista actualizada de marcadores onde estão incluídos os golos marcados na jornada do fim de semana passado bem como aqueles marcados no feriado de 01/12/2009.
Regista-se uma luta acesa pelos lugares cimeiros da classificação com 3 atletas em 2ª lugar com 10 golos logo seguidos por mais 2 com 9 golos. O líder Peixoto manteve o seu lugar fruto de mais 1 golo marcado no fim de semana. Parabéns para todos.
Rodrigo - Escolas - 10 golos
Francisco - Escolas - 10 golos
André - Seniores - 10 golos
Zé - Infantis - 9 golos
Bruno - Infantis - 9 golos
Pedro Ferreira - Escolas - 8 golos
Gabriel - Iniciados - 8 golos
João Cruz - Iniciados - 7 golos
Gonçalo - Iniciados - 5 golo
Rubén - Iniciados - 3 golos
João Pedro - Iniciados - 3 golos
Iuri - Escolas - 3 golos
Fernão - Escolas - 3 golos
João Carmo - Iniciados - 3 golos
Jorge - Infantis - 2 golos
Xano - Seniores - 2 golos
Rafael - Infantis - 1 golo
Joel - Infantis - 1 golo
Tiago - Seniores - 1 golo
Afonso - Infantis - 1 golo
Brito - Seniores - 1 golo
Diogo - Infantis - 1 golo
Bruno - Escolas - 1 golo
Tiago Calisto - Infantis - 1 golo
Tiago Martins - Escolas - 1 golo
Nuno - Seniores - 1 golo
Hélder - Seniores - 1 golo
Diogo Estêvão - Escolas - 1 golo
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
DÊ-NOS A SUA OPINIÃO
Venha até nós e junte-se à família academista. Nós já nos apresentamos, resta agora vir ao nosso encontro. Esperamos por si.
Obrigado
LISTA DE MARCADORES

Peixoto - Escolas - 10 golos
Francisco - Escolas - 9 golos
Zé - Infantis - 9 golos
André - Seniores - 9 golos
Bruno - Infantis - 8 golos
Gabriel - Iniciados - 7 golos
Rodrigo - Escolas - 7 golos
João Cruz - Iniciados - 6 golos
Pedro Ferreira - Escolas - 6 golos
Gonçalo - Iniciados - 4 golo
Rubén - Iniciados - 3 golos
João Pedro - Iniciados - 3 golos
Iuri - Escolas - 2 golos
Fernão - Escolas - 2 golos
Jorge - Infantis - 2 golos
Rafael - Infantis - 1 golo
Joel - Infantis - 1 golo
Tiago - Seniores - 1 golo
Afonso - Infantis - 1 golo
Brito - Seniores - 1 golo
Diogo - Infantis - 1 golo
Bruno - Escolas - 1 golo
Tiago Calisto - Infantis - 1 golo
João Carmo - Infantis - 1 golo
Tiago Martins - Escolas - 1 golo
CRÓNICA DO FIM DE SEMANA
CAPR - 2 CARVALHEIRAS - 1
Com uma boa moldura nas bancadas a assistir ao jogo, a nossa equipa conseguiu corresponder ao apoio que lhe foi dado e alcança uma importante vitória sobre o 2º classificado desta prova. Não fizemos um jogo brilhante face às reais potencialidades que a nossa equipa tem mas valeu o resultado positivo para fazer levantar a moral. Iniciamos o jogo muito apreensivos enquanto que o adversário com uma atitude pressionante foi capaz de controlar a partida e logo aos 2 minutos abre o marcador numa jogada em que os nossos atletas consideram o lance perdido, ficando a ver, enquanto que o jogador do Carvalheiras acredita que pode jogar a bola ainda dentro da quadra e assiste um seu colega ao 2º poste que sem qualquer marcação encosta para a baliza deserta. Face ao que até aqui tínhamos jogado, pairou no ar um clima de desconfiança quanto à prestação dos nossos jogadores no resto da partida e ao desfecho final. da mesma Este golo parece que veio acordar os nossos atletas e com mais alguma concentração conseguimos equilibrar a partida sem que antes o adversário tivesse criado mais uma situação de golo. O Carvalheiras baixou a sua linha defensiva e nós fomos crescendo com um futsal mais trabalhado mas sem deslumbrar. Chegamos aos 12 minutos ao tento da igualdade e aos 20 passamos para a frente do marcador através de uma jogada individual do André que tira 2 adversários do caminho e remate forte para golo. Assim se chega ao intervalo para depois na 2ª parte esperarmos alguma reacção do Carvalheiras. Conseguimos com muita impaciência controlar a forte pressão do adversário que também em posse de bola jogava sistematicamente com o seu pivot que por sua vez tentava jogar com as entradas dos apoios. Estivemos concentrados nas marcações mas impacientes na posse de bola. O tempo foi passando e finalmente chega-se ao fim com a garantia de 3 pontos conquistados frente a uma equipa que sabe jogar e tem executantes um pouco acima da média. Este jogo valeu essencialmente pelos 3 pontos conquistados.
Golos: André (2)
INICIADOS
CAPR - 6 SANTA ISABEL - 1
Mais um bom jogo da nossa equipa o que vem demonstrar o bom momento da mesma e também a valia dos nossos jogadores e seu técnico. O trabalho desenvolvido até ao momento está a dar o fruto esperado e merecido face ao esforço de todos. Quanto a este jogo pouco há a dizer porque o nosso domínio e controlo da partida foi total, evidenciado pelos números apresentados. Muito bem na posse de bola e nas movimentações ofensivas. Tranquilamente íamos construindo o resultado e ao intervalo já ganhávamos por 3-0. Na 2º parte aumentamos o resultado para mais 1 golo, altura em que o Santa Isabel aponta o seu único golo. Depois foi gerir o jogo e ampliar ainda mais a vantagem até a essa altura já conseguida. Goleamos e jogamos bem. Quando se conjuga o resultado com a exibição tudo está bem. Parabéns a todos e muita garra para o próximo jogo.
Golos: João Pedro(2) - Gabriel(2) - João Carmo(1) - Gonçalo(1)
INFANTIS
PESCADORES MATOSINHOS - 2 CAPR - 5
Não sabíamos como o nosso adversário se iria apresentar e preparamos este jogo com as habituais cautelas. Entramos muito bem na partida e controlávamos o encontro com uma posse de bola de muita qualidade e com movimentos ofensivas muito bem executados. Defensivamente estávamos concentrados e os acertos nas marcações estavam a surtir efeito. Desta forma chegamos com naturalidade ao 1º golo. Continuamos com a mesma postura e eis que sem ninguém contar o adversário consegue o empate com o Luís a ser mal batido. Não mostramos qualquer intranquilidade porque sabíamos que estávamos a jogar bem e mais cedo ou mais tarde passaríamos de novo para a frente do marcador. Continuamos a trabalhar bem mas numa desatenção defensiva sofremos o 2º golo sem que antes o Luís tenha sido carregado. O arbitro assim não entendeu, apesar das marcas bem visíveis no abdómen do nosso G/R, e passamos a estar em desvantagem até ao final da 1ª parte. Para a segunda metade trouxemos mais ambição e muita confiança. O tempo foi passando e apesar das várias oportunidades de golo criadas não fomos capazes de finalizar. Em contrapartida os Pescadores de Matosinhos, com o seu futsal directo, ia criando alguma dificuldade. A equipa começou a ficar impaciente e fruto disto começa a cometer algumas asneiras. Quando faltavam 10 minutos para o final da contenda, o time-out pedido foi fundamental para "injectar" outra atitude e dinâmica de jogo com algumas alterações tácticas. Até ao final da partida marcamos mais 4 golos e desperdiçamos outras tantas oportunidades face à avassaladora pressão ao adversário e à nossa qualidade de jogo com movimentações rápidas e de muita qualidade. Vencemos e convencemos numa exibição para recordar. Destaque desta partida vai para toda a equipa (todos jogadores utilizados) mas com principal e merecido destaque para o Zé que foi o marcador de todos os nossos golos(5). Parabéns
ESCOLAS A
CCD ORDEM - 1 CAPR - 8
Neste domingo que passou fomos até Lousada defrontar o CCD Ordem e levávamos uma forte convicção que poderíamos trazer os 3 pontos em disputa para Moreira da Maia. Assim aconteceu. Os números finais falam por si - conseguimos golear. Uma primeira parte idêntica ao jogo anterior onde também saímos para intervalo com uma vantagem mínima 2-1. Na 2ª parte "abrimos o livro" e mostramos a todos aqueles que assistiam ao encontro o nosso real valor e a certeza que podem contar com esta equipa para lutar pelos primeiros lugares da tabela classificativa. Há muitos mais jogos para disputar e pontos para conquistar. Temos que continuar a trabalhar forte, respeitar os adversários para que a nossa caminhada seja rodeada de sucesso.
Parabéns a todos
Golos: Peixoto(3) - Pedro(2) - Francisco(1) - Iuri(1) - Tiago Martins(1)
ESCOLAS B
CAPR - 0 ACADÉMICA DE LEÇA - 5
Continuamos a assistir à evolução qualitativa desta equipa e o domingo passado foi bem prova disso. O trabalho que se está a desenvolver, apesar de paciente, já começa a apresentar níveis muito agradáveis. Sabemos que há um longo caminho a percorrer e estamos todos interessados em trilhar o mesmo mas por favor "deixem-nos trabalhar" senhores do apito. As atitudes arrogantes destes senhores em nada resultam porque somos fortes e já andamos nestas lides à muitos anos. Parabéns meninos e um abraço solidário para o Quim Carlos
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
terça-feira, 17 de novembro de 2009
A ENTREVISTA DA SEMANA
CAPR – Desde quando estás no clube, como chegaste a nós e qual a sensação de seres treinador do Académico?
JP – Esta é a terceira época que sirvo o clube. A forma como cheguei ao Académico foi muito simples pois conhecia o Moreira e o Manuel Costa do tempo em que também fui treinador no Monte das Pedras. O convite foi feito e aceitei com agrado. Estar no Académico é ter a sensação de nunca termos o nosso trabalho concluído, pela exigência que colocamos no nosso trabalho e pela constante evolução que fazemos questão de impor a nós próprios. Mais importante do que já referi é verificar que os homens do amanhã tem na sua formação social e desportiva alguma coisa que humildemente lhes transmitimos. É muito gratificante.
CAPR- Qual a tua opinião sobre o clube na sua vertente desportiva?
JP – Ao longo da minha vida desportiva, já passei por alguns clubes e com todo o respeito e admiração pelos mesmos, não tive as mesmas sensações que tenho no Académico. O nosso clube tem uma mística muito especial que cria raízes inesquecíveis a todos aqueles que o representam. A dedicação em exclusivo à formação faz com que os nossos jovens, desde tenra idade, aprendam a viver o clube de forma mais interiorizada e a nutrir um amor muito próprio pelo Académico e sua gente. Por arrastamento, os seus pais e familiares juntam-se a esta causa com dedicação e carinho. Quem passa pelo Académico nunca mais esquece e dificilmente vemos os nossos atletas a quererem abandonar o clube na procura de outros que lhes possam oferecer melhores condições. Contrariamente a estes, nós por cá não procuramos ninguém que venha de fora, preferimos aceitar todos aqueles que nos procuram.
CAPR – A nova metodologia de treino aliada ao modelo de jogo a praticar, como está a ser interpretada pelos teus atletas?
JP – Qualquer alteração é sempre vista com alguma apreensão e normalmente no seu início cria algumas dificuldades. Nós treinadores, temos que nos apresentar muito bem informados e seguros do trabalho que temos a desenvolver. Foi desta forma que nos preparamos e assim foi fácil transmitir aos nossos jovens as novas ideias. Tudo está a correr muito bem e em franca evolução.
CAPR – Qual a avaliação qualitativa que fazes ao teu plantel?
JP – O plantel é um misto de atletas que fazem o seu 2º e ultimo ano neste escalão e outros que vieram das escolas. Os mais velhos e mais experientes são aqueles que podem trazer uma mais valia ao grupo, o que tarda
Em resumo, estou contente com todo o plantel mas nunca satisfeito porque dificilmente me acomodo com o já conseguido.
CAPR- Apesar de estares satisfeito com o grupo que dispões, sentes necessidade de ainda o vires a reforçar?
JP – Todas as semanas somos reforçados com mais trabalho, dedicação e qualidade. São estes os reforços que vou continuar a receber de todos os meus atletas. Não tenho a menor dúvida. Há ambição em todo o grupo e muita humildade para aprender todos os dias.
CAPR- Quais são os objectivos desportivos para a época 2009/2010?
JP – Os objectivos que este grupo traçou no inicio desta época passam por atingir uma classificação melhor do que na época anterior ou seja o 6º lugar. Neste momento estamos muito bem posicionados e a discutir os primeiros 4 lugares da tabela classificativa. Há muito campeonato pela frente e obviamente que acredito no meu grupo de trabalho mas sem euforias. Um jogo de cada vez e vamos analisando até onde poderemos chegar.
CAPR- Na tua perspectiva, quais são os principais favoritos na subida de divisão?
JP – Vamos continuar a assistir a um campeonato muito equilibrado nos lugares cimeiros mas sem dúvida que o Póvoa Futsal é a equipa melhor posicionada não só pela sua classificação actual mas essencialmente pelo futsal que pratica. Depois teremos a Cave 94, o Caxinas, os Ases de Leça e a Juv. de Malta que tem muitas hipóteses de discutir um lugar na subida de divisão.
CAPR – Como te defines como treinador?
JP – Muito sinceramente, a palavra treinador na minha opinião implica um conjunto de factores que não se enquadram no meu perfil e nos meus objectivos no desporto. Ando nisto porque adoro o futsal mas não tenho qualquer objectivo de progressão na “carreira”. Sou apelidado de treinador porque a A.F.P. assim obriga. Perante isto prefiro definir-me como pessoa – sou humilde para aprender e exigente para ensinar. Tenho um defeito – gosto de tudo na perfeição. Todos os meus atletas sabem que sou assim mas também o melhor amigo deles em todas as situações.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
LISTA DE MARCADORES - ÉPOCA 2009/2010

Bruno - Infantis - 8 golos
Francisco - Escolas - 8 golos
Peixoto - Escolas - 7 golos
Rodrigo - Escolas - 7 golos
André - Seniores - 7 golos
João Cruz - Iniciados - 6 golos
Gabriel - Iniciados - 5 golos
Pedro Ferreira - Escolas - 4 golos
Zé - Infantis - 4 golos
Rubén - Iniciados - 3 golos
Gonçalo - Iniciados - 3 golos
Fernão - Escolas - 2 golos
Jorge - Infantis - 2 golos
Rafael - Infantis - 1 golo
Joel - Infantis - 1 golo
João Pedro - Iniciados - 1 golo
Tiago - Seniores - 1 golo
Afonso - Infantis - 1 golo
Brito - Seniores - 1 golo
Diogo - Infantis - 1 golo
Bruno - Escolas - 1 golo
Iuri - Escolas - 1 golo
Tiago Calisto - Infantis - 1 golo
CRÓNICA DOS JOGOS DO FIM DE SEMANA
ARDACM "B" - 1 CAPR - 0
Exibição muito pobre da nossa equipa na tarde de domingo no Municipal da Maia. A equipa continua com fracos índices de competividade e motivação. Julgamos que algum desalento já se torna visível na forma como disputamos os jogos. Demasiados erros no plano defensivos e no aspecto ofensivo é uma equipa sem ideias e de pouca inteligência táctica, que não consegue colocar em prática o que treina. Desta forma os resultados não podem ser os melhores e neste fim de semana assistimos a mais do mesmo para não dizer pior. Chegamos com perigo à baliza do adversário só quando metemos o 5:4. É muito pouco para que veste a camisola do Académico. Perder não é vergonha mas as exibições conseguidas já são motivo suficiente para a ter. É uma crónica dura mas realista para homens que já trilharam o caminho do sucesso. Está na altura de assumirmos os nossos erros e procurar outro rumo com inteligência e serenidade.
INICIADOS
PÓVOA FUTSAL - 3 CAPR -1
A contrastar com a tarde fria e chuvosa de sábado, a nossa equipa exibiu-se em muito bom nível na Póvoa. O resumo do jogo é muito claro: nós jogávamos e o Póvoa marcava. Na 1ª parte até aos 8 minutos de jogo, o equilíbrio foi a nota dominante com um futsal bem praticado pelas duas equipas com algum ascendente da nossa parte criando 2 oportunidades flagrantes de golo que não concretizamos. Em contrapartida o adversário no 1º remate que faz consegue o 1º golo. Até ao final da 1ª parte o nosso domínio e controlo do jogo foi evidente mas a finalização esteve longe do esperado. Defensivamente tivemos mais duas ofertas ao Póvoa que não desperdiça e vamos para intervalo a perder por 3-0 - 4 remates do Póvoa e 3 golos são os números frios mas reais. Na 2ª parte o nosso domínio acentuou-se e as oportunidades de golo eram uma constante. Estivemos por várias vezes em situações de 2:0 e 3:0 onde os nossos jogadores não tiveram a frieza necessária para fazer golo. Conseguimos 1 a 4 minutos do fim e ainda se tentou a espaços jogar de 5:4 mas o resultado não se alterou. Se há injustiças no desporto, assistimos a uma. Parabéns a toda a equipa que mesmo muito diminuída (5 jogadores de campo e 2 G/R) mostrou que tem muita qualidade e portanto não restam dúvidas quanto ao seu futuro. Com a mesma atitude e qualidade de jogo as vitórias vão parecer com mais frequência e naturalidade.
Golo: Gonçalo
INFANTIS
CAPR - 1 JUVENTUDE DE MALTA - 0
Depois da 1ª derrota sofrida na semana anterior diante do líder da prova, aguardávamos com alguma expectativa este jogo para ver qual a resposta dos nossos atletas à 1ª derrota do campeonato. Lamentavelmente assistimos à pior exibição desta época. A equipa esteve durante todo o jogo apática e sem ideias. Muito permissivos fomos dando trunfos ao adversário que não aproveitou por infelicidade - 4 bolas nos postes da nossa baliza. O jogo foi equilibrado mas muito mal jogado da nossa parte. Fizemos 1 golo nas poucas oportunidades que criamos. Não merecíamos ganhar este jogo pelo pouco que jogamos e trabalhamos. Esperamos que todos tomem consciência do valor que temos e não façam castelos no ar. O campeonato é muito equilibrado e longo e só com muito suor e qualidade de jogo poderemos atingir os objectivos que traçamos.
Golo: Tiago Calisto
ESCOLAS A
CAPR - 9 FOZ TÂMEGA TORRÃO - 1
Uma primeira parte muito mal jogada onde a nossa equipa foi uma sombra do que pode fazer. Contra um adversário com muito menos argumentos do que nós não soubemos colocar em prática o que sabemos fazer bem. O adversário adiantou-se no marcador e até final da 1ª parte só conseguimos virar o resultado para 2-1 fruto também da exibição do G/R contrário. Na segunda metade do encontro, já assistimos a significativas melhorias do nosso jogo que se traduziu no avolumar do resultado. Sem uma exibição bem conseguida conseguimos golear mas fica o alerta para próximos jogos - respeito pelo adversário e muita concentração.
Golos: Rodrigo(5) - Pedro(2) - Francisco(1) - Iuri(1)
ESCOLAS B
CAPR - 0 SANTA CRUZ - 5
Jogar contra o Santa Cruz é sempre tarefa complicada face à qualidade das suas equipas. Este jogo não fugiu à regra e os nossos meninos sentiram muitas dificuldades. O resultado é justo mas ficamos com a noção que a nossa equipa já está melhor defensivamente com mais acertos nas marcações. Ofensivamente falta ainda algum trabalho de finalização e de transições. Com o tempo vamos atingir o que pretendemos.
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
terça-feira, 10 de novembro de 2009
LISTA DE MARCADORES ÉPOCA 2009/2010

Bruno - Infantis - 8 golos
Peixoto - Escolas - 7 golos
Francisco - Escolas - 7 golos
André - Seniores - 7 golos
João Cruz - Iniciados - 6 golos
Gabriel - Iniciados - 5 golos
Zé - Infantis - 4 golos
Rubén - Iniciados - 3 golos
Fernão - Escolas - 2 golos
Gonçalo - Iniciados - 2 golos
Rodrigo - Escolas - 2 golos
Pedro Ferreira - Escolas - 2 golos
Jorge - Infantis - 2 golos
Rafael - Infantis - 1 golo
Joel - Infantis - 1 golo
João Pedro - Iniciados - 1 golo
Tiago - Seniores - 1 golo
Afonso - Infantis - 1 golo
Brito - Seniores - 1 golo
Diogo - Infantis - 1 golo
Bruno - Escolas - 1 golo
Hélder - Seniores - 1 golo
CRÓNICA DOS JOGOS DO FIM DE SEMANA

Cometemos erros básicos que normalmente são trabalhados nos escalões de formação (escolas) e mostramos mais uma vez a falta de confiança e tranquilidade que nos tem acompanhado ao longo deste inicio de campeonato. Como nota final, gostaríamos de relatar um pequena conversa entre um atleta das nossas escolas com outro dos infantis em que o 1º dizia: "estes erros não tem desculpa para nós quanto mais para eles que já são seniores". Temos que tomar consciência que os nossos meninos assistem aos jogos dos seniores sempre com a ambição de um dia chegarem lá mas com os maus exemplos que lhes são apresentados corremos o risco de criar nas crianças algum desalento e pouca motivação para aprenderem.
Parabéns ao Vale do Ave pela merecida vitória e pelo futsal apresentado. Tentaram sempre jogar evitando o jogo directo que é muito comum ver nas equipas que defrontamos.
Equipa inicial: Zé Tó - André - Nuno - Xano e Manel
Suplentes utilizados: Tó - Tiago e Helder
Golos: Hélder(1)

Equipa inicial: Diogo - João Cruz - Gabriel - João Carmo e Gonçalo
Suplentes utilizados : João Pedro - Francisco e João Paulo
Golos : Gabriel(2) e João Cruz(1)

Equipa inicial: Luís - Diogo - Zé - Afonso - Tiago
Suplentes utilizados: Bruno - Pedrinho - Rafael

Golos: Francisco(3) - Peixoto(4)

Mais um jogo e infelizmente mais uma derrota. Falta ainda a esta equipa noções básicas de processos defensivos e trabalho aturado no passe e recepção. Sabemos onde estão os problemas e desde sempre que os trabalhamos mas também temos a noção que tudo isto é um processo moroso e de muita paciência. Já se nota alguma evolução e certamente que vamos ver muito mais. Quanto à finalização, já se consegue chegar à baliza do adversário e "facturar" - em 2 jogos fizemos 3 golos. Continuação de bom trabalho e muita coragem para todos.
Golo: Fernão(1)