"Não confunda derrotas com fracasso, nem vitórias com sucesso. Na vida de um campeão sempre haverá algumas derrotas, assim como na vida de um perdedor sempre haverá vitorias. A diferença é que, enquanto os campeões crescem nas derrotas, os perdedores se acomodam nas vitórias. - Rogerio Ceni

terça-feira, 10 de novembro de 2009

CRÓNICA DOS JOGOS DO FIM DE SEMANA

CAPR - 1 VALE DO AVE - 4

Depois de na semana anterior termos conquistado uma vitória fora de portas, estávamos motivados para fazer um bom jogo e conquistar mais 3 pontos. É certo que não podíamos contar com 2 elementos importantes no plantel como são os casos do Diogo (castigado) e do Brito ( lesão sofrida durante a semana de treinos) mas os restantes elementos da equipa tinham mais uma oportunidade para mostrar o seu real valor. O jogo inicia com uma fase natural de estudo de ambas as equipas mas logo se percebeu que o adversário vinha discutir o resultado. O tempo ia passando e a qualidade do nosso futsal foi-se perdendo na sequência da pouca tranquilidade existente e da inexplicável apatia de toda a equipa. A equipa que veio das Aves mostrou que sabe jogar e numa transição rápida para o ataque marca o 1º golo aos 8 minutos de jogo com a ajuda preciosa do Manel que em lance infeliz coloca a bola na nossa baliza. Se até aqui a equipa foi perdendo aos poucos a clarividência necessária, a partir do golo foi ainda pior e com isso sofre o 2º golo a fechar a 1ª parte. No 2º tempo, entramos fortes na pressão e a jogar mais rápido o que causou algumas dificuldades ao adversário. Nesta fase do jogo criamos 3 oportunidades claras de golo e atiramos 1 bola ao poste. Contra a corrente do jogo e em lance de bola parada muito mal defendido pelos nossos jogadores o Vale do Ave aumenta a contagem para 0-3. Com este resultado, apostamos no 5:4 e numa perda infantil de bola o G/R contrário faz o 4º golo. Continuamos a tentar contrariar a marcha do marcador e mesmo em cima do apito final reduzimos a desvantagem para 1- 4 com golo do Hélder.
Cometemos erros básicos que normalmente são trabalhados nos escalões de formação (escolas) e mostramos mais uma vez a falta de confiança e tranquilidade que nos tem acompanhado ao longo deste inicio de campeonato. Como nota final, gostaríamos de relatar um pequena conversa entre um atleta das nossas escolas com outro dos infantis em que o 1º dizia: "estes erros não tem desculpa para nós quanto mais para eles que já são seniores". Temos que tomar consciência que os nossos meninos assistem aos jogos dos seniores sempre com a ambição de um dia chegarem lá mas com os maus exemplos que lhes são apresentados corremos o risco de criar nas crianças algum desalento e pouca motivação para aprenderem.
Parabéns ao Vale do Ave pela merecida vitória e pelo futsal apresentado. Tentaram sempre jogar evitando o jogo directo que é muito comum ver nas equipas que defrontamos.
Equipa inicial: Zé - André - Nuno - Xano e Manel
Suplentes utilizados: - Tiago e Helder
Golos: Hélder(1)


CAPR - 3 CAXINAS - 0

Jogo aguardado com alguma expectativa face à derrota da nossa equipa na jornada anterior e também ao natural poderio da equipa do Caxinas. Foi um bom jogo de futsal disputado por duas equipas que fazem parte de clubes que apostam na formação de qualidade tendo para tal técnicos competentes e sabedores. O Caxinas entra no jogo a dominar com um futsal envolvente e de movimentações muito rápidas. Os nossos rapazes estiveram excelentes nas marcações e fecharam todos os caminhos para a nossa baliza. Em posse de bola mostramos ser uma equipa paciente, tranquila e com uma boa qualidade de passe. Desta forma conseguimos evidenciar algumas movimentações de bom recorte técnico/táctico que em certa medida desorientou o adversário. Conseguimos o 1º golo numa dessas jogadas de envolvimento para pouco tempo depois dilatarmos o marcador como resultado do bom jogo que estávamos a efectuar. Com uma vantagem de 2 golos era fundamental ter posse de bola e esperar pelo adiantamento do Caxinas, explorando depois as entradas nas costas do adversário. Assim foi e o 3º golo aparece com toda a naturalidade. Partimos para intervalo com uma vantagem confortavel mas com a consciência que o jogo não tinha terminado e o exemplo da semana anterior pairou na cabeça de todos. Para a 2ª parte o Caxinas apostou numa pressão alta mas sem resultados práticos. Conseguimos mais uma vez defender bem as investidas do adversário e nas saídas de pressão causamos algum perigo. Com o passar do tempo o jogo foi ficando "morno" porque ambas as equipas perceberam que pouco mais havia a fazer. Resultado justo e parabéns às duas equipas pelo jogo que proporcionaram.
Equipa inicial: Diogo - João Cruz - Gabriel - João Carmo e Gonçalo
Suplentes utilizados : João Pedro - Francisco e João Paulo
Golos : Gabriel(2) e João Cruz(1)


CAPR - 0 PÓVOA FUTSAL - 3

Jogo muito difícil para o Académico face ao poderio do Póvoa e principalmente às duas baixas no plantel - Jorge ( cirurgia ) e Bruno ( febre alta durante toda a semana). Uma palavra para os dois briosos atletas que estiveram de corpo e alma no jogo, o Jorge a torcer por fora e o Bruno mesmo muito diminuído fisicamente quis dar o seu contributo à equipa. Sabíamos, por análise feitas por nossos colaboradores( o que desde já agradecemos), que a equipa do Póvoa era fisicamente poderosa e desenvolvia um futsal com movimentações muito rápidas dos seus atletas que também eram técnicamente evoluídos. Trabalhamos toda a semana no sentido de contrariar o favoritismo do adversário porque sabíamos não ser por acaso que o Póvoa se encontra em 1º lugar na classificação. O jogo tem o seu inicio com o Póvoa a assumir rapidamente o controlo do jogo e passa a dominar o mesmo de forma consentida por nós de acordo com as estratégia que montamos. Os nossos atletas foram de uma entrega excelente e fecharam os caminhos para a nossa baliza como podiam e sabiam. Nem sempre bem mas o Luís resolvia com classe as investidas mais perigosas. Em posse de bola não conseguíamos sair organizadamente porque sofríamos de imediato uma pressão forte do adversário que nos impossibilitava de desenvolver as movimentações que sabemos fazer. Conseguimos aguentar o resultado nulo até ao intervalo. Na 2ª parte assistimos a mais do mesmo, o Póvoa dominava e nós defendíamos melhor e ligeiramente mais à frente porque notávamos alguma intranquilidade do adversário que nos poderia dar resultados positivos num "roubo" de bola. Foi um risco calculado que tivemos que correr e desta forma evitávamos de alguma maneira o sufoco em que o Póvoa nos colocava. Numa transição rápida do adversário e algum desgaste físico dos nossos rapazes sofremos o 1º golo. A partir daqui e como já estava previsto passamos a defender bem mais à frente na tentativa de chegar ao empate mas não foi possível face à forma como o Póvoa defendia e também à forma pouco esclarecida como o fazíamos. Numa outra saída de contra ataque o Póvoa aumenta a vantagem com um golo de belo efeito de finalização ao 2º poste. Mesmo ao cair do pano sofremos o 3º golo. Parabéns ao Póvoa Futsal pela sua equipa e pela vitória justa neste encontro. Para os nossos atletas uma palavra de apreço pela atitude que mais uma vez demonstraram e uma palavra de coragem para o futuro. Foi a nossa 1ª derrota mas sabíamos que um dia ela iria acontecer.
Equipa inicial: Luís - Diogo - Zé - Afonso - Tiago
Suplentes utilizados: Bruno - Pedrinho - Rafael


NÚCLEO C.R. VALONGO - 2 CAPR - 7

Nada melhor, depois da derrota sofrida na jornada anterior, que partir rapidamente para outro jogo e ganhar. Foi o que aconteceu com a nossa equipa que não só ganhou mas também goleou. Pena foram os 2 golos sofridos fruto de alguma brincadeira que origina perdas de bola que o adversário aproveita. Rapidamente chegamos aos 4-0 como resultado do bom futsal que praticamos mas depois sofremos os já referidos 2 golos. Depois foi sempre a aumentar o marcador até aos 7-2 ficando pelo meio as inúmeras oportunidades criadas e desperdiçadas por alguma desconcentração e atenção. Temos que melhorar esta vertente do jogo. Para finalizar, resta-nos dar os parabéns por mais uma justa e desejada vitória.
Golos: Francisco(3) - Peixoto(4)


MIRAMAR - 12 CAPR - 1

Mais um jogo e infelizmente mais uma derrota. Falta ainda a esta equipa noções básicas de processos defensivos e trabalho aturado no passe e recepção. Sabemos onde estão os problemas e desde sempre que os trabalhamos mas também temos a noção que tudo isto é um processo moroso e de muita paciência. Já se nota alguma evolução e certamente que vamos ver muito mais. Quanto à finalização, já se consegue chegar à baliza do adversário e "facturar" - em 2 jogos fizemos 3 golos. Continuação de bom trabalho e muita coragem para todos.
Golo: Fernão(1)

Sem comentários: