"Não confunda derrotas com fracasso, nem vitórias com sucesso. Na vida de um campeão sempre haverá algumas derrotas, assim como na vida de um perdedor sempre haverá vitorias. A diferença é que, enquanto os campeões crescem nas derrotas, os perdedores se acomodam nas vitórias. - Rogerio Ceni

segunda-feira, 27 de abril de 2009

ADEUS 1ª DIVISÃO

INICIADOS

CAPR - 1 A.M. GRANJA - 5

Como a esperança é sempre a ultima coisa a morrer, tínhamos antes deste jogo a hipótese matemática de manter esta equipa na 1ª divisão. Era necessário vencer os últimos 2 jogos e esperar por resultados de terceiros. Desta forma quisemos seguir a semana de treino que antecedeu este jogo para incentivar os nossos atletas e ficar com uma noção mais concreta das reais possibilidades. Encontramos a equipa a praticar um bom futsal, motivada mas também consciente das dificuldades e dos cálculos matemáticos quanto às hipóteses de permanência na 1ª divisão. Sinceramente acreditamos que era possível vencer o Granja apesar de sabermos da sua qualidade como equipa. Infelizmente assim não aconteceu no domingo, com mais uma derrota e a descida à 2ª divisão da A.F.P. Iniciamos o jogo muito bem mas fomos baixando a qualidade de jogo com o passar do tempo passando mais uma vez a cometer erros incríveis que o adversário aproveitou para fazer 2 golos sem resposta. Era este o resultado ao intervalo. Na segunda parte, esperávamos uma equipa disposta a mudar o rumo dos acontecimentos. Nada disto aconteceu porque a equipa não acreditou e o Granja geria o jogo como lhe bem convinha. Desta forma o marcador foi-se dilatando até aos 1-5 final. Nada do que vimos a ser treinado foi colocado em prática e o resultado mais uma vez foi o que se viu.
Em resumo final da época, gostaríamos de deixar algumas considerações que julgamos importantes:
PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTORIA DO CLUBE OS INICIADOS DESCEM À 2ª DIVISÃO.
Este facto deixa-nos a todos muito tristes e abalados. Temos consciência que esta equipa não fez tudo o que estava ao seu alcance dentro das excelentes condições de trabalho nunca antes vistas no nosso clube. A responsabilidade é de todos aqueles que estiveram neste projecto e o resultado final é a consequência das más decisões, dos erros involuntários mas acima de tudo da falta de coragem e ambição dos nossos atletas. Sejamos frontais e honestos para as consciencias mais pesadas. A evolução como homens é importante em gente desta faixa etária. Os nossos homens do amanhã tem a vida facilitada por todos aqueles que querem dar aos seus filhos melhores condições do aquelas que tiveram nos seus tempos de juventudo. Julgamos ser a melhor opção porque também temos filhos mas aqui reside o principal problema - é preciso dosear o facilitismo e fazer ver a esta geração que a vida é feita de esforço, dedicação e prazer pelas pequenas coisas. Estamos a construir um futuro acente na ilusão e não deixamos espaço para o trabalho de consciencias e mentalidades.
No que respeita à gestão deste grupo de trabalho, também encontramos erros de estratégia e caímos na tentação de dar sem querer saber se teriamos resultados - confiamos. Quizemos sempre motivar a equipa mas nem sempre da melhor maneira. Tentamos ainda a meio da época alterar a equipa técnica para que a mudança pudesse reflectir novidade e alterar consciências. Tudo isto tem os seus custos, mas os homens de caracter que temos no clube, abdicaram das suas convicções e do trabalho até aentão desenvolvido para que a Direcção tomasse as melhores atitudes em prol do grupo. Decisão que consideramos acertada e desta forma também demos o exemplo claro do que é trabalhar em equipa. Infelizmente nada surtiu efeito. Apesar de tudo a mentalidade dos nossos atletas não chegou para mais. As qualidades técnicas demonstradas pelos nossos atletas não foram suficientes porque não soubemos conciliar as mesmas à vontade, ao querer e à disponibilidade de aprender e evoluir. Os resultados são construídos nos treinos mas quando se preparam os jogos de forma pouco séria, é difícil atingir os objectivos delineados. A prender com os erros é uma virtude que nem todos sabem assimilar. Acreditamos que as mentalidades mudam mas é necessário vontade para a mudança.

Sem comentários: